Uma casa sustentável
Por Rose Mary Ribeiro Mercatelli
Sustentabilidade é a palavra de ordem.
É essa prática que, no futuro, vai garantir a continuação do progresso no futuro sem exaurir os recursos naturais ou Planeta Terra. Ou seja, o melhor uso dos recursos naturais já é fundamental para garantir a sobrevivência das próximas gerações. Com uma vantagem extra: o consumo mais consciente resulta numa economia que se reflete imediatamente nas contas do mês.
Manter a sustentabilidade em seu cotidiano é muito mais fácil do que você imagina.
Capacidade máxima
Ligue a máquina de lavar apenas quando tiver roupa suja suficiente para sua capacidade total. Isso porque o consumo da máquina de lavar com metade da carga é praticamente o mesmo da máquina cheia. Usar secadora em dias de sol é desperdício, pois o eletrodoméstico eleva o gasto de energia.
Na hora de passar . . .
Em vez de ligar o ferro várias vezes na semana, prefira juntar uma grande quantidade de uma só vez. Assim você economiza, pois a maior parte da energia gasta no funcionamento é usada para o aquecimento do eletrodoméstico.
Desligue o botão
Saiu de um cômodo? Desligue a luz. Ninguém na sala assistindo à TV? Desligue o aparelho. Os computadores contam com dispositivos para gerenciar o consumo de energia. Assim, você pode determinar que apague a tela de seu computador após 5 minutos sem uso do teclado, além de regular seu PC para entrar no modo Baixo.
Consumo de energia após 15 ou 20 minutos sem uso.
Capriche na iluminação
*Ambiente pintado com cores claras, especialmente o teto, reflete melhor a luz e reduz os gastos com iluminação.
* Outra dica é abrir as cortinas e utilize luz natural sempre que possível.
* Em áreas externas, use fotocélula para acionar as lâmpadas. Isso vai evitar o acendimento delas quando a luz solar é suficiente.
*Os dimmers são dispositivos que controlam a intensidade de luz emitida pelas lâmpadas economizando energia e ainda permite que você ajuste a luminosidade do ambiente.
* As lâmpadas mais econômicas são as fluorescentes compactas e as que usam a tecnologia LEDS. Veja a economia que fazem quando comparadas às lâmpadas incandescentes: Economia de energia em relação à lâmpada incandescente: a LED reduz em até 85% o consumo de energia enquanto na fluorescente: a economia pode chegar a 80%. Já a lâmpada halógena economiza cerca de 30% de energia. Faça as escolha.
Chuveiro consciente
Segundo pesquisas realizadas para o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o chuveiro responde por 24% de todo o consumo residencial de energia no país durante o ano. No inverno, o gasto pode chegar a mais de 40% do consumo de energia em uma residência com quatro pessoas. Opte, então, pelo uso consciente, como desligar o chuveiro enquanto se ensaboar, o que pode reduzir em 30% a 40% o consumo doméstico de energia elétrica.
Fonte: Assessoria de Imprensa AES Eletropaulo, empresa do grupo AES Brasil.