Pega lá na horta!
Por Rose Mary Ribeiro Mercatelli
Interação com a natureza, alimentação mais saudável, ar puro e um valioso antídoto contra o stress. Essas são algumas vantagens que você ganha plantar seus próprios temperos e ervas medicinais.
Para os condôminos do residencial Nossa Morada, de Ribeirão Pires, SP, planejado e construído pela BPC Empreendimentos Imobiliários, por exemplo, essa cena, que parece perdida em um tempo passado, é possível, sim, graças ao projeto idealizado pela paisagista Sibele B Piasentin. “Quando penso em lar, penso em conforto, acolhimento, aconchego e muitos outros sentimentos agradáveis. Esses sentimentos me nortearam na elaboração do projeto paisagístico da área de lazer do condomínio residencial Nossa Morada”, diz a paisagista que idealizou um conjunto de espaços diferentes, criados com o mesmo objetivo de proporcionar lazer e integração entre as pessoas e a natureza. E um desses espaços, com apenas 1,20 m2 de área, se transformou em uma pequena horta urbana que além dos temperos e plantas medicinais, ainda contribui com o embelezamento da paisagem do condomínio.
Pouco investimento
O ressurgimento das pequenas hortas, tão comuns na época em que as casas tinham quintais, entrou na onda da sustentabilidade e ganha cada dia mais adeptos.
* Uma das vantagens de criar uma horta em varandas e terraços é que ela pode ser feita em espaços pequenos, uma vez que em qualquer metro quadrado é possível produzir várias espécies de temperos, legumes, como tomatinhos e verduras. Claro que a produção nunca será igual a uma horta tradicional em termos de quantidade e variedade de plantas produzidas. Mas nem é esse o objetivo.
* A horta urbana, como é também conhecida, exige pouco investimento. Você pode começar com o tempo e dinheiro que tem disponível e na medida em que vai ganhando mais confiança em suas habilidades de plantio, pode aumentar a produção e a variedade de suas hortaliças.
*Requer pouco tempo de manutenção e está menos sujeita a pragas e outros bichinhos, já que é feita em ambiente semi confinado. * Se for improvisada em floreira ou em vasos, sua horta ainda pode ser mudada de local, quando fizer calor ou frio demais no lugar em que está abrigada
Cuidados básicos
Sua horta vai precisar de:
* Receber 4 horas diárias de sol.
* Usar terra devidamente adubada organicamente
* Manter a adubação a cada 30 ou 40 dias
* Regas diárias ou periódicas de preferência pela manhã e em horários que o sol não é tão forte.
* Se a horta for feita em vasos e/ou floreiras, estes deverão ter uma boa drenagem de água
Você pode plantar . . .
• Hortaliças: couve, alface e tomatinhos
• Temperos: manjericão roxo, manjerona, salsa, cebolinha e tomilho
• Ervas medicinais: capim cidreira, melissa, alecrim e hortelã.
Consultoria: Sibele B Piasentin, paisagista da Bele Paisagismo e Sustentabilidade, SP.
Fone: 11-998334260
email: belebpias@gmail.com