Na hora da compra
Por Rose Mary Ribeiro Mercatelli
Para a maioria das pessoas, a compra da casa própria é o mais importante e, não raro, o mais caro negócio da vida inteira. É a realização de um sonho e, por isso, merece todo cuidado e atenção.
Consulte um profissional de confiança:
Procure um corretor de imóvel registrado pelo CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). “Este profissional é mais que um vendedor. É um consultor preparado para fornecer todas as informações do imóvel, fazer o levantamento da documentação inclusive dos envolvidos na transação e, assim, garantir um negócio com excelência”, diz José Augusto Viana Neto, presidente do CRECI – SP. Para ter informações desse tipo, acesse o site do Conselho que é o www.crecisp.gov.br.
Pesquise a documentação do imóvel:
É preciso um levantamento de toda documentação, como certidão negativa de ônus do imóvel, de IPTU (no caso de ser usado) e, se for condomínio, saber se há divida pendente. Os documentos devem ser atuais, emitidos até 30 dias antes de lavrar a escritura. Para evitar gastos desnecessários, melhor fechar a negociação antes de solicitá-los.
Verifique a situação do vendedor:
É importante saber se ele está livre de dívidas, processos, litígios e outros problemas que possam dar problemas ao comprador no futuro. “Uma análise cuidadosa ajuda a verificar se o imóvel pode ou não ser negociado. Caso responda a algum processo trabalhista e o imóvel seja a garantia desse processo, por exemplo, ele não poderá ser comercializado. Daí a necessidade do corretor de imóveis intermediando o negócio”, enfatiza o presidente do CRECI - SP.
Faça a vistoria no imóvel:
Verifique se a casa ou o apartamento a ser comprado apresenta algum dano que possa ser detectado visualmente, como rachaduras, vazamentos, problemas hidráulicos e elétricos. Não faça a vistoria apenas de dia, no horário marcado pelo corretor. Procure conhecer as condições da vizinhança à noite para ver se há excesso de barulho ou trânsito no local que tire o sossego de sua família. É importante conhecer a região para ver se ela oferece por perto escolas, farmácias, supermercados.
Esses cuidados garantirão a você uma compra sem problemas.
Consultoria: José Augusto Viana Neto, presidente do CRECI – SP.